17 de jul. de 2010

Dunga e os telhados de vidro brasileiros



Eu sei. A copa já acabou há uma semana e o Brasil foi eliminado da mesma há duas. Mas como não consegui passar por aqui antes vou me dar o direito de escrever sobre um assunto que me incomodou um bocado.

Após a eliminação do Brasil, mesmo com a vida andando como se nada houvesse acontecido (uma vez que, em se tratando de futebol, eu torço mas não esquento a cabeça), continuei acompanhando a repercussão do fato. E todos sabiam o que aconteceria a seguir: toda a polêmica que se desenrolava por conta do comportamento do Dunga, mas mal era contida na esperança da vitória, deu lugar a uma enxurrada de declarações acaloradas, iradas e recheadas de impropérios. O povo lavou a alma no twitter e outras redes sociais e tome “fora Dunga” “Dunga burro” e por aí vai.

Achei exagero. Numa boa. Com certeza ele cometeu erros e foi infeliz na administração de seu humor no trato com a imprensa. O cidadão pode ter vacilado mas não era para tanto.

Mas como comentários futebolísticos não são meu forte e na minha própria casa fui execrada ao tentar minimizar as críticas ao Judas da vez, fiquei na minha até mesmo para não cair no lugar comum.

Mas, bastou uma rápida caminhada nas ruas num dia comum da semana seguinte para me fazer pensar o seguinte: “Quem é a (enorme) maioria do povo brasileiro para reclamar na falta de educação do Dunga?” Afinal, infelizmente não vivemos numa terra de “ladies e gentlemen”. Ou alguém discorda disto por aqui?

A verdade é que cada dia me desanimo mais com a falta de educação dos brasileiros. E não estou falando de gente humilde (que teria no senso comum a desculpa para isso), mas de gente “bem criada”. É no trânsito, é no supermercado, é no trato em geral. Acontece com crianças, jovens, adultos e gente idosa. A falta de ética reina também, absoluta. Palavrões? Basta dirigir seu carro 10 minutos e você já escutou muitos deles (geralmente dirigidos pelos infratores).

E, você pode ter certeza que se conversar com estas mesmas pessoas, elas condenarão a atitude do Dunga. Afinal todos dizem, “ele deveria ser exemplo”.

Concordo que ele deveria ter sido mais contido, concordo que pessoas em destaque (e não apenas elas, mas todos) deveriam ser exemplo. Só não consigo ouvir essa opinião dessa massa de orgulhosos proprietários de seus “telhados de vidro”.

Vamos combinar uma coisa: vamos trabalhar, vamos estudar, vamos ser um povo digno. Aí depois a gente reclama do Dunga, ok?

Como escreveria no twitter: #prontofalei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo. Realmente rola muita hipocrisia...