25 de set. de 2009

Classificados



Procura-se sonhos
Grandes, pequenos ou médios
Não importa o tamanho
Contanto que sejam legítimos
Desses que aquecem o peito
E movem os pés
Que conduzem a direções certas
Mesmo que ainda não se saiba
Aonde se vai dar.
É importante que isso fique claro
Pois tantos há
Que não dão nem para um dia
são vazios, ocos,
voláteis como a neblina
Que se rende aos primeiros raios de sol.
Também não quero os que hoje
se vendem aos montes
Industrializados
Etiquetados
Empacotados
E até embrulhados
Com laços, fitas e papel de presente.
Para encher nossos olhos
E nos fazer pensar
Que eram tudo que precisávamos.
Mas não
Sonhos não se compram
É preciso que sejam por encomenda
Tecidos e bordados sob medida
Como aqueles de antigamente
que caiam como uma luva.
Afinal
Cada um só cabe no seu próprio sonho
Senão fica apertado
Ou largo demais
Fica sem jeito, embeiçado
Enviesado, ou pescando siri

E mesmo assim
há que se considerar
Que às vezes eles não cabem mais
Mudamos
Crescemos
Somos transformados
E há que se arrumar novos
Feitos para novos tempos
Novas idades
Novas mentes.
Meu caso mesmo é raro, de emergência
Tinha muitos e não sei onde perdi
Ou talvez não percebesse
Que pouco a pouco
Não cabiam mais em mim.
Mas é urgente te-los
Se a gente quer na vida
Mais que rotina ou calendário
Se se quer enxergar além da vista
Ouvir além dos sons
E sentir além do lugar-comum.
Ah...e se você achar o que eu preciso
Não me dê
Não me venda
Não me convença
Apresente-o e espere
Sem maiores pretensões
Preciso é que os sonhos nos conquistem
Nos envolvam, nos invadam
Nos tomem e sejam
Como o sangue quente
que nos percorre e nos faz percorrer
as estradas da vida
onde sem saber
sempre quisemos estar.

Gabriela Machado Machado
20/10/2005